Nos dias 16 e 17 de maio, o Agrupamento de Escolas de Ansião associou-se à Semana sobre Espécies Invasoras 2026, através de um conjunto de atividades de sensibilização dedicadas à biodiversidade e aos impactes das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas.
No primeiro dia, os alunos das turmas A e B do 10.º ano da Escola EB2,3/S Dr. Pascoal José de Mello realizaram um percurso pela vila de Ansião para identificar plantas autóctones e mapear a presença de espécies invasoras. Esta atividade permitiu aos alunos observar no terreno alguns dos impactes que estas espécies podem ter sobre os ecossistemas locais.
No dia seguinte, os alunos do 8.º ano da Escola Básica n.º 2 de Avelar e da Escola EB2,3/S Dr. Pascoal José de Mello participaram em sessões de sensibilização e observação da biodiversidade. Para além da identificação de espécies invasoras, os participantes tiveram oportunidade de observar aves, borboletas e outros elementos da fauna e flora local, recorrendo também a algumas aplicações digitais para identificar várias das espécies presentes.
As atividades foram dinamizadas pela Professora Ana Esteves, professora em mobilidade na Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e na Milvoz, tendo destacado a importância da conservação da biodiversidade e do combate às espécies invasoras. A iniciativa procurou ainda incentivar os alunos a assumirem um papel ativo na proteção da natureza, promovendo a participação em projetos de ciência cidadã e de monitorização ambiental.